domingo, 21 de novembro de 2010

ENTREVISTA - Os dois lados da História



Esta claro que a Guerra do Paraguai não se tratava de um conflito do bem contra o mal. Ambos os lados tiveram seus motivos para guerrilhar por seus países durante seis anos.
Mas quais foram esses motivos? Qual é a melhor justificativa para terem começado uma guerra de tal magnitude?
Acompanhe agora uma entrevista exclusiva em que os representantes do Paraguai e da Tríplice Aliança iram justificar o motivo que levaram ambos a entraram na guerra, que foi um marco na História.

Tríplice Aliança: Esta claro que a guerra do Paraguai foi iniciada quando o ambicioso ditador Francisco Solano López, teve como objetivo ampliar seu território anexando nossas regiões, para criar “Paraguai Maior”.

Paraguai: Antes de tudo, quero lembrar a todos que nos paraguaios antes da guerra vivíamos em um país invejado por vocês, pois tínhamos alcançado um progresso econômico autônomo, a partir da nossa independência, estávamos acabando com a escravidão, com o analfabetismo e principalmente com a fome. Éramos os únicos a independentes das nações européias. Tudo que consumíamos nos mesmos produzíamos. Porém essa autonomia era precária, apesar do desenvolvimento interno do país e de todos os empregos, nossa alimentação era básica. Quando Solano López assumiu o posto de seu pai, queria apenas melhorar a vida de todos nós, o problema era que o Paraguai era um país vulnerável, bastaria bloquear o estuário do Prata ou qualquer trecho do rio Paraná para que nosso isolamento do resto do mundo fosse completo. Necessitávamos da bacia Platina para ter acesso ao oceano Atlântico só que isso ameaçava os interesses dos argentinos e brasileiros, que se viam ameaçados pelo nosso governo. Foi assim que a guerra começou.

Tríplice Aliança: Nós não nos sentíamos ameaçados por vocês paraguaios, só queríamos defender nossas terras, quando Francisco Solano López ordenou o aprisionamento do navio brasileiro Marquês de Olinda, no rio Paraguai, retendo, entre seus passageiros e tripulantes, o presidente da província do Mato Grosso, Carneiro de Campos. Nossa resposta foi imediata, declaração de guerra ao Paraguai.

Paraguai: Sim, nos começamos a guerra, mas não se esqueçam que além do propósito de melhorar nosso país, dois meses antes, o Brasil havia interferido, mais uma vez, na política interna do Uruguai, para levar seus aliados colorados ao poder. Além da covardia de três países se juntarem contra um.

Tríplice Aliança: De inicio parece covardia, três contra um, só que seu presidente Solano Lopez, às surdinas, criou um exército bastante poderoso para a época, oitenta mil homens, armado e treinado por oficiais franceses, contra o Uruguai só de 2 mil homens, a Argentina só de 12 mil e o Brasil, de 20 mil . Decidimos não sermos mais ameaçados e dominados por Solano Lopes. Por isso unimos nossas forças.


Paraguai: Vocês só estão esquecendo-se de mencionar a intervenção da Inglaterra, que foi o principal motivo de nossa derrota. Ela que se sentiu ameaçada pelo único país sul-americano, que não dependia dela. Então ela os pressionou para declararem guerra contra nós.

Tríplice Aliança: Nós aceitamos a oferta dela, porque com sua ajuda teríamos vantagens econômicas e empréstimos além do apoio com o exército, que precisávamos para vencer a guerra.
Apesar da nossa vitoria, admitimos que, quem realmente saiu vitoriosa foi à Inglaterra, que ganhou mais poder e dinheiro.

E com essa reposta, encerramos o debate da Tríplice Aliança com o Paraguai, que teve o intuito de mostrar os lados da historia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário