domingo, 21 de novembro de 2010

REPORTAGEM - O fim da guerra


As conseqüências das guerras, sempre são dramáticas, brutais para uma maioria e de benefício para uma minoria. A guerra do Paraguai não de diferencia muito das outras, ela também causou mortes, destruições, tristezas e perdas milionárias. Mas o que mais de destacou depois da guerra foram às mudanças ocorridas para os países envolvidos.



Com o termino da Guerra do Paraguai, não houve um tratado de paz em conjunto. Embora a guerra tenha terminado em março de 1870, os acordos de paz não foram concluídos de imediato. As negociações foram impedidas pela recusa argentina em reconhecer a independência paraguaia.
O Brasil não aceitava as pretensões da Argentina sobre uma grande parte do Grande Chaco. A questão de limites entre o Paraguai e a Argentina foi resolvida através de longa negociação entre os países. A única região sobre a qual não se atingiu um consenso (a área entre o rio Verde e o braço principal do rio Pilcomayo) foi arbitrada pelo presidente americano Rutherford Birchard Hayes que a declarou paraguaia. O Brasil assinou um tratado de paz em separado com o Paraguai, em 9 de janeiro de 1872, obtendo a liberdade de navegação no rio Paraguai. Foram confirmadas as fronteiras reivindicadas pelo Brasil antes da guerra. Estipulou-se também uma dívida de guerra que foi intencionalmente subdimensionada por parte do governo imperial do Brasil mas que só foi efetivamente perdoada em 1943 por Getúlio Vargas, em resposta a uma iniciativa idêntica da Argentina.
Com exceção da Inglaterra, a Guerra do Paraguai trouxe mais perdas, do que vitorias para os países envolvidos.
As forças uruguaias contaram com quase 5.600 homens, dos quais pouco mais de 3.100 morreram durante a guerra devido às batalhas ou por doenças. O Uruguai não tinha grande representatividade, continuou submisso ao imperialismo inglês.
A Argentina perdeu cerca de 18 mil combatentes dentre os quase 30 mil envolvidos. Outros 12 mil civis morreram devido a doenças.  Ela anexou o território das Missões e a área conhecida como Chaco Central (território argentino de Formosa e tornou-se a mais forte dos países do Prata.
O Brasil ficou com a região entre os rios Apa e Branco, aumentando para o sul o estado do Mato Grosso.
Mas pagou um preço alto pela vitória. Durante os anos de lutas, as despesas do império chegaram ao dobro de sua receita, provocando uma crise financeira. O Império do Brasil aumentou 45 vezes seus empréstimos dos bancos ingleses.
Por outro lado a Guerra do Paraguai foi o fortalecimento e a institucionalização do exército, com o surgimento de um grande e disciplinado corpo de oficiais experientes, pronto a defender os interesses da instituição. Além disso, seu poder bélico tornava-o uma organização capaz de impor suas idéias a força, caso necessário, acrescentando uma dose de instabilidade ao regime imperial. Tornou-se altamente expressivo na vida nacional e colocou em discussão a permanência da escravidão. Muitos dos soldados que lutaram na guerra eram escravos e continuaram sendo após a vitória. Os militares questionavam tal atitude do Império e questionaram a ordem escravista até o fim do mesmo. O Exército acabou se constituindo como uma das forças para o republicanismo.
O Paraguai sofreu uma violenta redução de sua população. As aldeias destruídas pela guerra foram abandonadas, e os camponeses sobreviventes migraram para os arredores de Assunção, dedicando-se à agricultura de subsistência. A indústria entrou em decadência. O mercado paraguaio abriu-se para os produtos ingleses, e o país se viu forçado a contrair seu primeiro empréstimo no exterior, para a Inglaterra.
Depois da guerra, boa parte das melhores terras foi anexada pelos vencedores.
Antes da guerra, o Paraguai era uma potência econômica na América do Sul. Após este conflito, o Paraguai nunca mais voltou a ser um país com um bom índice de desenvolvimento econômico, pelo contrário, passa atualmente por dificuldades políticas e econômicas.
Milhares de vidas humanas foram perdidas na guerra, ela fora longa e dura.
O fim da batalha deixou uma marca de sangue que assusta a América Latina até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário