domingo, 21 de novembro de 2010

EDITORIAL - A Guerra do Paraguai


A Guerra do Paraguai foi o maior conflito ocorrido no continente sul-americano. Estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870.  Ela foi mais uma guerra na história da humanidade que teve fins desastrosos.
O Paraguai, no século XIX era uma potência econômica da America do Sul independente das nações européias, que preocupava a Inglaterra que queria enfraquecer seu poder. A Inglaterra, a que mais tinha a ganhar com a guerra.
Francisco Solano López assumiu o governo e deu prosseguimento à política de seus antecessores. O crescimento econômico exigia contatos com o mercado internacional. O governo de Solano López pretendia aumentar o território paraguaio e obter uma saída para o Oceano Atlântico, através dos rios da Bacia do Prata. Ele iniciou o confronto com a criação de inúmeros obstáculos impostos às embarcações brasileiras que se dirigiam a Mato Grosso através da capital paraguaia.
Se sentindo ameaçados por López, Argentina, Brasil e Uruguai financiados pela Inglaterra, uniram-se e formaram a Tríplice Aliança. A partir daí, os três países lutaram juntos para deterem o Paraguai, que foi após seis anos de luta. A partir daí as batalhas se resumiram na perseguição de López, que foi morto pelas tropas brasileiras.
Afirmo que o Paraguai não era odiado pela tríplice aliança, quem era odiado era Solano Lopez, que era visto como o grande responsável por todas as mortes.
A pior parte dessa guerra foi que Solano López queria tanto ampliar seu território, mas ironicamente causou o contrario. Ele acabou sendo tomado pelo poder, e em conseqüência mudou por completo a vida de um país que tinha tudo para ser um país de primeiro mundo e que acabou se tornando um país de baixo nível de desenvolvimento.  Apesar de a Tríplice Aliança ter vencido, essa foi uma guerra que só trouxe grandes benefícios para a Inglaterra, que foi a grande protagonista.

Um comentário: